LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Quanto aos elementos de ruptura com a poética tradicional na literatura infantojuvenil brasileira (1960-1990), analise estas afirmativas:

 

I- Presença de aspectos surrealistas, que apresentam deformação e superposição de imagens díspares e inovadoras.

II- Criação de uma poesia que apresenta contínuo trabalho sinestésico, em que se encontram cores, sensações e sons.

III- O narrador controla todos os acontecimentos e sentimentos dos personagens, evitando que o leitor construa efeitos de sentido para o texto.

IV- O uso da linguagem não está apenas a serviço da comunicação e da educação, mas principalmente à construção de relações e à criação de realidades.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

 

 


II e III.


I e II.


II, III e IV.


I, II e IV.


I e III.

  1. Acerca do aumento do público leitor devido ao maior acesso à alfabetização e sua relação com a literatura infantojuvenil, analise estas afirmativas:

 

I- A fase de expansão da literatura infantojuvenil brasileira se vincula fortemente à queda da taxa de analfabetismo no Brasil, que chegou nos anos de 1970 aos 20,7%.

II- Ainda que muito vagaroso, e ainda hoje ineficiente, o sistema educacional público brasileiro contribuiu, pelo menos, para fazer surtir nos anos 70 um público com um pouco mais de condições de entrar na dinâmica de uma cultura letrada.

III- O surgimento, ao fim dos anos de 1960, de instituições como a Fundação do Livro Escolar, em 1966, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1968, o Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, em 1973, e as diversas associações de Professores de Língua e Literatura, assim como a Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, estabelecida em 1979 em São Paulo contribuíram, em certa medida, com o avanço do cenário relacionado à leitura literária e ao mercado editorial brasileiro.

 

 Assinale a alternativa correta:

 

 


Apenas II e III estão corretas.


Apenas a alternativa I está correta.


Apenas I e II estão corretas.


Apenas I e III estão corretas.


Só há uma alternativa correta.

Sobre os acontecimentos relativos à fase de expansão (1960-1980), julgue as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

(     ) O investimento do Estado tanto em inovação nos meios de venda dos livros e das revistas quanto no aumento do número de publicações prejudicou a qualidade das histórias e consequentemente a qualidade das leituras realizadas pelo público infantojuvenil.

(     ) A produção por séries, tal como fez Monteiro Lobato em Sítio do Picapau Amarelo, significou renovação no cenário de produção da literatura infantojuvenil.

(     ) Um fator de inovação nessa época foi a abordagem mais crítica de alguns autores ao elaborar os enredos de suas histórias e ao criar personagens que viviam situações mais próximas da realidade do jovem brasileiro.

 

A sequência correta é:

 

 


V – F – F.


F – V – F.


F – V – V.


V – V – V.


V- F – V.

A referência ao aspecto lúdico na fase inicial da literatura infantojuvenil é recorrente, associando sempre o caráter instrutivo ao caráter de deleite do acesso à leitura literária para crianças e jovens. A respeito desse aspecto, analise estas afirmativas:

 

I- A obra de Figueiredo Pimentel se constitui a partir de tal preocupação com o lúdico, valendo-se de elementos como teatro, o folclore, canções de ninar, cantigas e brincadeiras.

II- Apenas os aspectos instrutivos marcaram as produções de Figueiredo Pimentel e da revista Tico-Tico, uma vez que ambas visavam à formação moral da criança e do jovem stricto sensu.

III- A revista Tico-Tico se vincula a essa proposta de produção que associa o elemento lúdico ao objeto literário, sendo suas obras perpassadas por essas questões.

 

 


É incorreta a alternativa I.


São verdadeiras as alternativas I e II.


São incorretas as alternativas II e III.


São verdadeiras as alternativas I e III.


São verdadeiras as alternativas II e III.

Figueiredo Pimentel é um dos nomes mais significativos da fase inicial da literatura infantojuvenil brasileira. Seus Contos da Carochinha são a adaptação de contos célebres de Perrault, Grimm e Andersen, que atravessaram o imaginário de muitas gerações. A respeito disso, analise estas afirmativas:

 

I- As traduções e adaptações não constituíram modo de produção da literatura infantojuvenil brasileira.

II- O processo de tradução das obras literárias europeias não pode ser entendido como fase da literatura infantojuvenil brasileira, uma vez que tais obras não foram produzidas considerando questões nacionais.

III- As traduções e adaptações das obras célebres europeias consistiram no modo de conhecimento e apropriação de um acervo sólido produzido além-mar por parte dos escritores brasileiros que, no mesmo processo, imprimiram suas marcas e pegadas em tal acervo, por meio das adaptações.

 

Está correto o que se afirma em:

 

 

 

 


I e III apenas.


I e II apenas.


I apenas.


III apenas.


I, II e III.

A respeito da influência europeia na literatura infantojuvenil brasileira, analise estas afirmativas:

 

I- Mesmo antes da chegada e do estabelecimento da Família Real no Brasil, em 1808, já se sentia a influência europeia da literatura como referência para a cultura letrada brasileira.

II- A produção literária brasileira no momento da chegada da Família Real a solos tupiniquins é significativa, sendo motivo de orgulho para a monarquia.

III- O maior registro de obras que chegaram ao Brasil, no período que antecede a chegada da Família Real no país e que a segue, é de As aventuras de Telêmaco, do francês François Fénelon.

 

 

É correto o que se afirma em:

 

 


I e II apenas. 


I apenas.


I, II e III apenas. 


I e III apenas.


II e III apenas.

Sobre a fase inicial da literatura infantojuvenil brasileira, analise as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

 

(    ) Como não era considerável a produção brasileira para o público infantil, muitos críticos afirmam que prevaleceram a tradução e a imitação de obras vindas da Europa.

(    ) As obras, nessa fase, não foram escritas diretamente para o público infantojuvenil, entretanto conseguiu atraí-lo depois.

(    ) O aspecto lúdico foi fortemente privilegiado por Figueiredo Pimentel, característica essa que revela sua preocupação de produzir especificamente para o público infantojuvenil brasileiro. 

(    ) A revista infantil O Tico-Tico, criada em 1905, também explorou histórias divertidas, com personagens criados especialmente para revista e que foram se tornando gradativamente conhecidos do público infantojuvenil.

 

A sequência correta é:

 

 


V – V – F – F.


F – F – V – V.


V – V – V – V.


V – F – F – V.


F – V – F – F.

A presença da oralidade na literatura é perceptível em diversos momentos. Analise estas afirmativas:

 

I- Jacob e Wilhelm Grimm são responsáveis por recolher narrativas orais, piadas, lendas e anedotas em língua alemã que circulavam em sua época, transpondo-as para a escrita.

II- Conhecidos posteriormente como Irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm, tinham como intuito a preservação e o estudo das mais variadas narrativas recolhidas.

III- Intitulado Contos de Infância e do Lar, a obra original de Jacob e Wilhelm Grimm tinha como destino imediato o público infantojuvenil.

IV- As narrativas que viriam a ser conhecidas como “contos de fadas” têm seu caráter atrelado à oralidade, foram passadas de geração a geração. 

 

      Assinale a alternativa cujos itens melhor descrevem a relação entre oralidade e literatura:

 

 


II, III e IV.


I, II e III.


II e III.


I e II.


I, II e IV.

Sobre as características fundamentais para a constituição do gênero literatura infantojuvenil, analise as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

 

(   ) Presença forte da oralidade nos contos e narrativas os quais denominamos “contos de fadas”

(   ) Elementos referentes à aventura e à realização de eventos surpreendentes, com personagens que assumem tarefas rumo ao desconhecido.

(   ) Presença de personagens infantis que são os protagonistas das narrativas a que pertencem, os quais, inclusive, dão nome a essas histórias.

(  ) Narrativas escritas predominantemente em linguagem rebuscada, culta, extremamente formal, já que o primeiro público-alvo é o adulto.

 

 

A sequência correta é:

 

 


V – F – F – V.


F – V – V – V.


F – F – F – V.


V – V – V – F.


V – V – F – F.

Segundo Cecília Meireles, as obras esteticamente compostas se dividem em quatro variedades no universo infantojuvenil. Sobre essas obras, analise as afirmativas a seguir.

 

I- As narrativas da tradição oral, do folclore, dos mitos e lendas não foram concebidas especificamente para o público infantojuvenil, mas devido ao seu apelo de criação humana e ao fato de trabalharem  questões fundamentalmente da nossa natureza tocam tal público.

II- As aventuras de Telêmaco, de Fénelon, é um exemplo de uma obra escrita para uma criança apenas e que posteriormente encantou várias outras.

III- Dentre várias outras, Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, é uma obra que foi escrita intencionalmente para crianças e que, depois, teve grande aceitação do público adulto.

IV- A quarta variedade de obras é referente àquelas que foram intencionalmente escritas para o público infantojuvenil e que desfrutam de um grande sucesso exatamente em meio a esse público.

 

Está correto o que se afirma em:

 

 


I e II apenas.


II e III apenas.


III e IV apenas.


I, II e IV apenas.


I apenas.

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